01/06/12

UM CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO OLIVAL




Após um período de aparente silêncio que uns  julgaram tratar-se de  desânimo, outros de desistência, aqui está de novo o MOIA para dizer que se mantêm igual a si próprio, e que se tem mantido sempre atento , com sentido crítico construtivo e a exercer a ação fiscalizadora como é seu dever resultante do facto de ser parte integrante da Assembleia de Freguesia.
Este período foi também um período de  reflexão  sobre o Olival face à crise generalizada e ações possíveis e exequíveis neste contexto de crise como contributo para o desenvolvimento da Freguesia.
Resultou desta reflexão, a elaboração de um documento com algumas ações concretas que, sob a forma de proposta, apresentámos em 31 de Maio de 2012 à Junta de Freguesia do Olival, tendo o executivo assumido o compromisso de a estudar e, posteriormente, fazer chegar ao MOIA o resultado da sua apreciação.
O MOIA aguarda enquanto transcreve o referido documento:


 
UM CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO OLIVAL (PROJETO)



  1. 1.       INTRODUÇÃO

Pretende este plano ser uma porta de oportunidades, uma montra das atividades e ainda um motor de arranque para a concretização de espetativas da população da freguesia do Olival, dinamizando de forma vertical os extratos sócio financeiros de todas as localidades.
Visa atingir todas as camadas sociais, direta ou indiretamente e proporcionar uma melhoria real nos orçamentos mensais.
  1. 2.       OBJECTIVOS
São objetivos concretos criar alternativas financeiras ao desemprego, refrescar e incentivar a capacidade empreendedora dos empresários locais, promover a divulgação dos produtos locais e dinamizar a sua comercialização e, ainda, não menos importante, desenvolver e divulgar a freguesia do Olival como centro aglutinador de sinergias.
  1. 3.       TIMING
O projeto com inicio em Julho de 2012, teria já relevância no aniversário da vila do Olival, em agosto, e prolongar-se-ia ao longo do(s) ano(s), com a concretização das atividades que se enunciam.
  1. 4.       ACTIVIDADES

  • ·         Mercado de trocas / base de banco de horas
Reveste-se de extrema importância, nestes tempos de crise, com o desemprego sempre a aumentar e as pessoas, infelizmente com muito tempo disponível,  valorizar a sua produção caseira/familiar.
Através de uma base de dados informática com duas vertentes: produto/ oferta e produto /procura “versus” base de banco de horas. Pretende-se dinamizar a troca de produtos e de serviços locais; exemplo: troca de um borrego por “x” horas a rachar lenha; a troca de um pato por um casal de frangos, etc… etc.
As pessoas ao introduzirem as fichas de inscrição com o produto /oferta e ou produto /procura, terão acesso a uma listagem com os contactos a que correspondem os produtos oferta/procura.
O valor a atribuir a cada produto resultará sempre do contacto dos interessados, sendo entre eles acordado, mantendo-se sempre a entidade organizadora/gestora da base de dados afastada e alheada da troca (negócio) em si.
Como forma de manter a base de dados atualizada, as inscrições terão um prazo de validade de 15 dias, podendo ao fim deste período ser renovadas/revalidadas.
Como prolongamento e ponto alto desta atividade, poder-se-ia realizar, mensalmente um mercado de trocas no Olival.
  • ·         Mostra de produtos locais
Certame de apresentação de produtos produzidos na freguesia, integrado nas celebrações do aniversário da vila do Olival ou coincidente com a feira do Adro. É a oportunidade para os empresários apresentarem os seus produtos localmente e promoverem a sua divulgação para o exterior.
Para apoiar esta divulgação seria criada uma pequena revista gratuita com todos os aderentes/intervenientes no certame. A localização do evento poderia ser no ringue, dentro de uma tenda gigante ou, em alternativa, para diminuição de custos, em dois ou três pavilhões, eventualmente, cedidos por alguma empresa. Os custos dos expositores seriam da responsabilidade das empresas interessadas e os custos da revista seriam suportados pelos intervenientes.
  • ·         Palestras  empresariais
Duas ou três palestras dirigidas à capacidade dinâmica dos empresários subordinadas a temas como, por exemplo, empreendedorismo, fiscalidade empresarial, apoios governamentais, testemunhos empresariais, etc…
  • ·         Palestras saúde
O bem-estar social como objetivo primeiro e as palestras como agentes preventivos, tais como: podologia, saúde oral, nutrição, diabetes, violência doméstica, etc…
  • ·         Gala da Vila do Olival
Em ambiente festivo, um jantar, durante o qual seriam entregues prémios (simbólicos) de prestígio e mérito a entidades, pessoas e instituições que se tivessem demarcado nesse ano. Como grande objetivo, enaltecer e promover o empreendedorismo. Seriam os participantes a suportar os custos do “catering”.
 
5.       CUSTOS

Na conceção destas atividades tivemos em conta o orçamento de que a freguesia dispõe anualmente. É um projeto à medida das reais possibilidades da freguesia, perfeitamente enquadrável na média dos orçamentos anuais, desde que executados com parcimónia e rigor.

2 comentários:

  1. Ola boa tarde! Achei interessante principalmente o mercado das trocas, mas a sua implantação não me parece lá muito facil! E agora?...

    Carla Dias

    ResponderEliminar
  2. Ola Carla, para que funcione é fundamental que a aderência das pessoas seja muito grande, por isso também fundamental é o apoio da junta para que credibilize o sistema! Agora é esperar que o executivo tenha a capacidade de alargar horizontes!...

    MOIA

    ResponderEliminar